sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Elvis Presley Especial


Há exatamente 75 anos chegava ao mundo uma das figuras mais importantes e emblemáticas da história da música. Elvis Aaron Presley nasceu no dia 08 de janeiro de 1935, na cidade de East Tupelo, no estado americano do Mississipi. Conhecido por conflitos raciais e por ter sido um dos estados mais afetados pela Guerra Civil Americana (1861-1865), na qual aproximadamente 3% da população de todo o país foi brutalmente assassinada, talvez, devido sua surpreendente carreira, Elvis Presley tenha conseguido amenizar a imagem negativa que, por décadas, perdurou na região.

Rumores dão conta de que Elvis possuía ascendência escocesa por parte de pai e cigana alemã por de mãe. No entanto, o fato é que Vernon Presley e Gladys Love Smith, pais do cantor, conheceram-se no início de 1933 e se casaram em 17 de junho. Em pouco mais de um ano, Gladys, grávida de gêmeos, sofreu um grande golpe da vida. Aos 22 anos de idade, ela perdeu um de seus filhos, Jessie Garon, durante o parto. Tempos depois, Elvis revelou que era “apenas uma criança muito protegida e mimada por ser filho único”.

Já em seus primeiros contatos com o mundo, Elvis enfrentou sérios problemas. Com apenas 1 ano, sua cidade foi devastada por um enorme furacão, que deixou várias famílias desabrigadas – até mesmo o preconceito racial existente entre brancos e negros foi temporariamente esquecido, tamanha a gravidade da situação proporcionada pelo desastre natural. Um ano após o acidente, Vernon, o pai de Elvis, foi preso por falsificar um cheque, permanecendo 4 anos detido.

Como se não bastasse, o pequeno Elvis e sua mãe foram despejados da casa em que moravam, e se viram obrigados a viver com os pais de Vernon durante boa parte da infância do garoto. Entretanto, nem tudo era tristeza na vida da família Presley. No mesmo ano em que a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, em 1945, Elvis realizou publicamente sua primeira apresentação musical.

Encorajado por sua professora, que via um talento impressionante devido à pouquíssima idade do menino, Elvis cantou a música “Old Shep” e conquistou o 2º lugar no concurso de novos talentos da Mississipi-Alabama Fair and Dairy Show, um evento regional que, periodicamente, atraía centenas de curiosos. Na ocasião, Elvis Presley ganhou seu primeiro cachê, 5 dólares.

Ainda em 45, o pai de Elvis, já em liberdade, o presenteia com um violão, que seria companhia indispensável por muitos e muitos anos. Três anos depois, em 1948, a família Presley se muda para a cidade de Memphis, no estado do Tennessee, onde Elvis começa a se aprofundar em diversos gêneros musicais. Deve-se destacar seu apreço pela música negra e a gospel, pelo country e o rhythm blues, além da erudita, principalmente a ópera cantada pelo tenor Mario Lanza. Esse ecletismo foi, sem dúvida alguma, responsável por tornar a carreira do artista extremamente diferenciada em relação a outros grandes nomes contemporâneos a ele.

É em 1950 que o famoso corte de cabelo, que sustentava um grande topete, é incorporado à imagem de Elvis. Há quem diga que ele aderiu a esse penteado para imitar um de seus ídolos, o ator Tony Curtis. Outro grande ícone de Elvis, que mais tarde se tornaria amigo íntimo e faria parte de sua banda, era o cantor gospel J.D. Sumner, dono de uma das vozes mais graves do mundo. Em 1952, Summer deixava Elvis entrar em seus shows gratuitamente, pois Presley sequer tinha dinheiro para comprar ingresso.

O ano de 1953 é marcado pela gravação experimental de algumas canções, no estúdio Memphis Recording Service, filiado à gravadora Sun Records. Neste mesmo período, Elvis concluiu os estudos e, além disso, exerceu cargos de motorista de caminhão e montador de ferramentas. Entretanto, somente no ano seguinte o mundo conheceria um dos músicos mais surpreendentes que se tem notícia e que a sociedade seria “escandalizada” pelas performances “imorais” deste sujeito. Acompanhado a este verdadeiro fenômeno, um novo estilo musical alteraria para sempre o comportamento, o visual e a atitude dos jovens pelos quatro cantos do planeta. Em 1954, o palco para o show de Elvis Presley estava montado.

Há quem diga que a gravação da música “That’s All Right, Mama”, no dia 05 de julho de 54, seja o pontapé inicial do Rock. Como também há quem afirme que esta mesma canção, gravada no estúdio Sun Records, de propriedade de Sam Phillips, seja apenas o que foi falado na época: “Elvis, com então 19 anos, resolveu gravá-la apenas para presentear Gladys, sua mãe”. O fato é que o dono da Sun adorou o trabalho e ficou eternizado como “o homem que descobriu Elvis Presley”. Neste mesmo dia, para integrar o futuro compacto, a canção “Blue Moon Of Kentucky” foi inserida como lado B.

Mas se você pensa que isso aconteceu do dia para a noite, está muito enganado. Nos meses que antecederam o “marco zero do Rock”, Elvis ensaiava canções que, constantemente, contavam com a participação do guitarrista Scotty Moore e do baixista Bill Black, dupla que o acompanhou durante mais de uma década.

Naquele mesmo julho, Sam Phillips mandou prensar 5 mil cópias do compacto de duas músicas. Elvis sofria um certo preconceito dos disc-jockeys, pois estes não aceitavam bem a mistura entre “música branca e negra”. De qualquer forma, dois meses depois, ele já estava fazendo shows em diversos locais, inclusive, com transmissão ao vivo pelo rádio.

Em outubro de 1954, um segundo compacto foi lançando. Desta vez, as músicas escolhidas foram "Good Rocking Tonight" e "I Don't Care If Then Sun Don't Shine". No final daquele ano, Elvis deixa o emprego para se dedicar exclusivamente à carreira musical.

Não demorou muito para que a consagração nacional e, posteriormente, mundial, chegassem. No final da década de 50, Elvis já havia se tornado o maior ícone da cultura pop. As roupas extravagantes, o rebolado provocante e as várias misturas incorporadas ao Rock exaltavam a figura emblemática de Presley.

Em 1957, ele adquiriu a mansão Graceland que, até hoje, é um dos locais mais visitados do mundo. Em 59, durante o serviço militar na Alemanha, conhece Priscilla, com quem foi casado durante 6 anos. Priscilla é mãe da única filha do casal, Lisa Marie Presley, nascida em 1968.

Ironicamente, enquanto Elvis era aclamado como o maior ídolo mundial de todos os tempos, na década de 60, ele passava o maior drama de sua vida, viver sem a companhia da mãe, vítima de um ataque cardíaco fulminante, em agosto de 58. O “Rei do Rock” nunca mais seria o mesmo depois da perda de Gladys.

Apesar dos problemas pessoais, a trajetória do cantor se consolidava ainda mais no decorrer dos anos 60. É neste período que um dos maiores recordes de audiência é atingido. Motivo: Elvis se apresenta no programa televisivo de Frank Sinatra. Além disso, também inicia a carreira como ator, grava especiais para a televisão e lança seu primeiro disco gospel, How Great Thou Art, que mais tarde receberia a mais alta premiação da música, o Grammy.

That’s The Way It Is, o primeiro documentário sobre a carreira de Elvis, é lançado, atingindo recordes de bilheteria. Outra marca histórica conquistada, o show Aloha From Hawaii, em 14 de janeiro de 1973, foi responsável por inaugurar transmissões via satélite. Os críticos não cansavam de elogiar a voz do “Rei” que, na década de 70, atingia tons surpreendentes. As “escolas” trazidas pela música gospel e negra aprimoravam ainda mais a qualidade e a potência de seu vocal. Entretanto, com o passar dos anos, a saúde de Presley piorava e o visível aumento de peso eram obstáculos enormes para sua trajetória musical atingir novos horizontes.

Como uma espécie de pressentimento, em janeiro de 1977, Elvis escreveu seu testamento. Aos 42 anos, bastante debilitado devido ao uso descontrolado de remédios, revoltado com algumas publicações que insinuavam que ele era “drogado”, com inúmeros problemas pessoais castigando sua mente, em 16 de agosto do mesmo ano, milhões de pessoas se viam obrigadas a dar adeus a um dos maiores artistas de todos os tempos. Infelizmente, um ataque cardíaco colocou fim em uma das mais belas histórias que o mundo já presenciou.

por Bruno Gazolla

3 comentários:

  1. ótima matéria,
    diferente do que eu disse no email... SEMPRE HÁ ALGO NOVO pra saber do rei... parabéns cara!! muito bom...

    segue o video de uma das inspirações do rei:
    http://www.youtube.com/watch?v=mu_wW4OJwjY

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara, sinceramente, eu não conhecia o JD Sumner antes de escrever esse texto.

    Confesso que fiquei impressionado com a voz deste sujeito! Se eu não visse com os meus próprios olhos, não acreditaria...

    Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir