quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Face To Face – "Shoot The Moon: The Essential Collection" (DVD)


Essa resenha foi originalmente publicada no site da TV ROCK, em 27/02/2009.

Em 2003, o Face To Face anunciou o fim de suas atividades e, para encerrar a carreira "por cima", um ano depois, mais especificamente no dia 19 de setembro de 2004, os caras gravaram a derradeira apresentação, que foi realizada na House Of Blues, Califórnia. Em 2005, a Antagonist Records, selo de propriedade do vocalista / guitarrista Trever Keith lança, para delírio dos fãs, esse memorável registro em DVD – tudo bem que em 2008 os californianos retornaram aos palcos e fizeram uma turnê sul-americana, inclusive. Seria uma forma de ganhar uma "graninha" extra ou será que realmente foi pelo amor ao Punk Rock?

Particularidades à parte, aqui no Brasil, Shoot The Moon: The Essential Collection foi lançado pela Coqueiro Verde Records. O DVD, que contém mais de 75 minutos de duração, além da apresentação citada, também traz todos os vídeo-clipes dos 13 anos (em 2004) de carreira da banda.

A apresentação do Face To Face se mostra cansativa e, na maior parte do tempo, não existem momentos memoráveis, que façam algo grandioso do espetáculo. Talvez o maior "culpado" por essa repetição seja o próprio som que os caras fazem. Ao longo dos anos, o Hardcore Melódico californiano não inovou, com isso, quase a totalidade das bandas seguiu o rastro deixado pelo grande Bad Religion, que dispensa comentários, pela banda de Fat Mike, o NOFX, e posteriormente, pelo grupo de maior destaque dentro do estilo nos anos 90, o Pennywise.

No entanto, a energia da banda aliada à empolgação do público é o ponto alto da noite. A acelerada "You’ve Done Nothing" e a boa "Big Choice" abrem o show e provam que o Bad Religion é uma grande influência de Trever Keith e cia. A galera é incendiada com os primeiros acordes de "Bill Of Goods", um coro uníssono toma conta da House Of Blues. Os hits "What’s In A Name?" e "Disconnected" mostram a alegria estampada no rosto de cada fã. Mas o maior destaque fica a cargo de "I Won’t Lie Down", disparada, uma das melhores músicas do F2F.

Como uma espécie de "presente" aos fãs, Chad Yaro, antigo guitarrista da banda, é chamado ao palco. "1000 X" e "Bikeage" matam a saudade da época em que o F2F era um quarteto. Para encerrar a noite, a roda fica ensandecida com "It’s Not Over" e, logo após, todos integrantes descem do palco para cumprimentar os fãs que estavam na primeira fila.

Em suma, Shoot The Moon revela uma banda que, em muitos momentos, se perde no próprio som: a apresentação soa fraca e enjoativa. Infelizmente, se você não é fã do estilo, claramente continuará a não se interessar. Mas caso seja admirador do casting da Fat Wreck Records, e goste de bandas como Lagwagon, No Use For a Name e/ou Propagandhi, sem dúvida será um show e tanto.


por Bruno Gazolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário