sexta-feira, 11 de junho de 2010

Richie Ramone - entrevista exclusiva


O que você faz atualmente?
Richie Ramone – Há muita coisa acontecendo. Estou construindo um novo estúdio de gravação na minha nova casa, em Los Angeles. Também trabalho como produtor e compositor. Além disso, planejo fazer uma turnê. Para acompanhar minha carreira, visitem meu site: www.richieramone.com

Após 23 anos, qual a sua expectativa de novamente tocar no Brasil? O que você espera do show?
RR -
Acredito que vai ser falado por um bom tempo, ou ao menos até que eu volte. Este lugar é tão empolgante, basta andar nas ruas. Os fãs estarão agitados nesta semana.

Na primeira vez que o Ramones tocou no Brasil, em 1987, você era o baterista. Quais são as suas lembranças daquela apresentação?
RR-
Foi há muito tempo e algumas coisas não me recordo. Mas lembro de que a energia era incrivelmente fora do comum. Vocês são os melhores fãs do mundo. Mas não conte para ninguém!

De quem foi a ideia de fazer um show em comemoração à loja Joey Ramone Place, no Rio de Janeiro? Você tem alguma ligação com essa loja?
RR -
Mickey [ irmão de Joey ] fez o convite e eu aceitei. Eu faço qualquer coisa por Joey e Mickey, pois nós sempre fomos grandes amigos. O Brasil é muito foda e, quem sabe, se as coisas derem certo, eu possa retornar.

Você tocou no Ramones durante 5 anos. Quais foram seus maiores aprendizados?
RR – Tocar mais rápido e pesado ao longo das apresentações. O hardcore era o que interessava e todos adoravam músicas fortes e energéticas.

Nos três discos de estúdio, nos quais você foi baterista, o Ramones se tornou um pouco mais hardcore, soando bastante agressivo em determinadas músicas. Você teve influência direta sob aquela mudança?
RR -
Eu trouxe mais velocidade e melhor timing para a banda. Tocávamos como uma máquina, e de uma maneira mais agressiva, se comparada com os anos anteriores. Eu não sou um baterista sossegado... (risos)

Depois de 40 anos, o Ramones ainda é uma das bandas mais influentes da história do Rock. Em sua opinião, a que se deve esta façanha?
RR -
Eles criaram um som diferente. Não copiaram ninguém, nem soavam como nenhuma outra banda. A música disco estava em alta na época e muitos jovens estavam cansados dela. Então, vieram os Ramones com um som inovador, que os garotos podiam ouvir e deixar de engolir tendências.

entrevista por Bruno Gazolla
tradução por Márcia Sousa Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário