segunda-feira, 17 de maio de 2010

Morre Ronnie James Dio


Neste domingo (16), aos 67 anos, morreu um dos maiores ícones do Metal, Ronnie James Dio. O cantor faleceu devido a um câncer estomacal. Ele estava internado em uma clínica de Houston, Estados Unidos, e enfrentava seções de quimioterapia desde dezembro do ano passado.

Considerado um dos melhores e mais carismáticos vocalistas do Rock, Dio iniciou sua carreira no fim da década de 50. Antes de se consagrar, passou pelos grupos Ronnie and the Redcaps, Ronnie and the Prophets e Electric Elves, que mais tarde mudou o nome para Elf.

Entretanto, sua trajetória musical começou a despontar somente na década de 70, quando integrou a então nova banda do guitarrista Richie Blackmore, o Rainbow. Em 1979, já fora do Rainbow, Dio teve uma árdua tarefa: substituir Ozzy Osbourne no Black Sabbath. O primeiro resultado dessa produtiva junção foi nada menos que um dos maiores clássicos da história do Metal, o disco Heaven And Hell (1980).

Os anos oitenta também foram marcados pela sua carreira solo. Entre os registros desta época, está Holy Diver (1983), considerado uma obra-prima tanto pelo público quanto pela crítica especializada.

Alguns músicos já se pronunciaram acerca do falecimento do cantor. Entre eles, Lars Ulrich, baterista do Metallica, escreveu uma carta em respeito ao ídolo. Ulrich, no início do texto, afirma estar chocado com a notícia. “Quero que saiba que você foi uma das principais razões de eu estar nesse negócio [a música]”.

Em nota, a esposa e empresária de Ronnie James Dio, Wendy Dio, postou a seguinte mensagem no site oficial do cantor: "Hoje, meu coração está partido. Ronnie morreu às 7h45 da manhã. Ele sabia o quanto era amado por todos. Nós apreciamos o amor e suporte que todos vocês têm nos dado. Por favor, nos deem alguns dias de privacidade para lidar com essa terrível perda. Saibam que ele amava todos vocês e sua música viverá para sempre”.



por Bruno Gazolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário