terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novo do U2 não vende como a banda gostaria


Em uma época em que a “cultura digital” dominou o mercado fonográfico, vender 1 milhão de cópias em menos de 9 meses é um grande feito, não? Não para o U2. Bono Vox e cia. revelaram que as vendas de No Line On The Horizon, lançado em 03 de março de 2009, não atingiram o lucro esperado na Inglaterra.

A reclamação é porque as vendagens do 12º disco de estúdio do grupo, se comparadas com as dos antecessores, está abaixo da média. How To Dismantle An Atomic Bomb (2004) vendeu 3,2 milhões de cópias e All That You Can't Leave Behind (2000) chegou a marca de 4,3 milhões – todas esses números são referentes a venda de discos na Inglaterra.

De acordo com Bono Vox, No Line On The Horizon é um disco “menos aceitável” em termos comerciais. “Nós sentimos que ele é uma espécie quase extinta. Queríamos criar um clima, uma sensação do começo ao fim. Suponho que isso o tenha tornado um pouco difícil”, declarou o frontman do U2.

Seja como for, a banda irlandesa continua lotando e atraindo público nos locais em que passa. Na madrugada desta segunda (26), o grupo se apresentou no estádio Rose Bowl, nos Estados Unidos. Este show foi transmitiu ao vivo pela Internet, no site de vídeos compartilhados, YouTube.

Mais de 1,3 milhão de pessoas estavam conectadas simultaneamente à rede mundial de computadores para ver o U2 em ação. Fãs de países como o Brasil, França, Japão e Holanda puderam assistir este concerto, que fez parte da turnê 360º.

por Bruno Gazolla

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