terça-feira, 6 de outubro de 2009

Guns N’ Roses é acusado de plágio


Após quase duas décadas para liberar o álbum Chinese Democracy, o Guns N’ Roses está sendo processado por plágio. A acusação foi feita pelas gravadoras Independiente, do Reino Unido, e a representante americana da Domino Recording Company.

Axl Rose e cia. terão que responder, em juízo, pelos 45 segundos iniciais da faixa “Riad N' the Bedouins", que, segundo alegado na ação, seria um sampler de trechos das músicas "Wherever You Are" e "A Strangely Isolated Place", ambas de Ulrich Schnauss, artista alemão da “cena” eletrônica.

Caso não consiga provar inocência, tanto o Guns N’ Roses quanto a Geffen Records, gravadora responsável por lançar Chinese Democracy, serão obrigados a desembolsar 1 milhão de dólares.

Segundo a agência de notícias Reuters, o processo foi iniciado na sexta (2), no entanto, o caso só foi divulgado oficialmente à imprensa nesta segunda (5).

Brian Caplan, advogado de uma das empresas que move a ação, afirmou ter entrado em contato com a Geffen no final de fevereiro, entretanto, a gravadora do Guns não foi convincente em sua defesa.

Contudo, vale lembrar que as duas faixas do músico alemão foram compostas entre 2001 e 2003. Já o Guns N’ Roses trabalhou 17 anos (sic!) no disco Chinese Democracy, para, finalmente, ser lançado em 2008.

por Bruno Gazolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário