segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Resenha: AC/DC - Estádio do Morumbi / São Paulo


Sotaques dos mais variados, camisas e bandeiras de times de futebol de diversas regiões do Brasil, ruas completamente lotadas e um trânsito mais caótico do que o de costume anunciavam um evento diferenciado e gigantesco. Não, não era uma confraternização entre torcidas e muito menos entre estados brasileiros. Este era o clima encontrado, em pleno dia útil, assim que se chegava ao estádio do Morumbi, em São Paulo. Todos unidos com o mesmo propósito: saudar uma das mais cultuadas bandas do Rock’n’Roll, o AC/DC.

Outro espetáculo a parte era a diversidade, em todos os sentidos, dos fãs. Uma curta caminhada era o suficiente para se encontrar desde garotos de 12 anos, acompanhando seus pais, até senhores de 50 anos de idade. Isso sem falar na democracia e no notório respeito entre a platéia, que em algumas décadas atrás, principalmente no Brasil, era algo absolutamente impossível.

Pouco antes de os portões serem abertos, depois de horas e horas embaixo de um calor insuportavelmente infernal, os fãs foram sujeitados a enfrentar verdadeiros temporais. Após 40 minutos de atraso, às 16h40min, finalmente a organização do evento liberou a entrada dos quase 70 mil expectadores, que vibravam e cantavam alegremente a cada trovão da forte chuva.

Pontualmente às 20h30min, o ex-Ira!, Nasi, abriu a noite com um repertório de apenas 20 minutos, que contava com algumas músicas de sua carreira solo e covers como “Should I Stay Or Should I Go”, do The Clash, “Até Quando Esperar”, da Plebe Rude, “Mosca na Sopa” e “Sociedade Alternativa”, ambas do Raul Seixas e “I Wanna Be Your Dog”, do The Stooges. A apresentação do cantor teve a participação especial de Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

Com míseros cinco minutos de atraso, às 21h35min, os refletores do Morumbi foram apagados, revelando as milhares de tiaras com chifrinhos piscantes em todo o estádio – nunca foi tão lindo ver chifres na cabeça de alguém. No telão central, atrás da bateria de Phil Rudd, começou a ser exibido um desenho animado, no qual a banda aparecia em um trem desgovernado e em alta velocidade. Assim que os acordes iniciais da excelente “Rock N’ Roll Train”, faixa de abertura do álbum Black Ice (2008) foram executados, uma enorme locomotiva “rasgou” a tela em meio a explosões e fogo.

Logo depois veio “Hell Ain't A Bad Place To Be”, seguida de um dos maiores clássicos da história do Rock, “Back In Black”. Obviamente o público ficou completamente enlouquecido com a execução desta última. “Big Jack”, também do novo disco, com seu refrão “grudento”, fez a alegria dos fãs. Sem sombra de dúvida, a clássica “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” foi responsável pelo Morumbi gritar e pular como nunca. Este foi um dos momentos mais empolgantes da noite.

O primeiro “presente” do sensacional Highway To Hell (1979) foi dado através da faixa “Shot Down In Flames”. Com a introdução de “Thunderstruck”, mais uma vez o estádio do Morumbi foi colocado abaixo, e o público que não parava de ecoá-la, tanto na fila quanto na pista, soltou o pulmão de forma ensurdecedora. Para surpresa de muitos, “Black Ice” teve um bom acompanhamento da platéia, que a cantou como se já fosse um hino.

A blues “The Jack” proporcionou um dos momentos mais engraçados da apresentação. Angus Young, que tem 54 anos, mostrou quase todo o magrelo físico e quando a multidão esperava que ele fosse revelar a pálida bunda, o guitarrista estava com uma cueca que trazia os dizeres “AC/DC” no traseiro. Enquanto Brian Johnson corria em cima da passarela colocada no meio da pista, um imenso sino descia da parte superior do palco, anunciando a maravilhosa “Hells Bells”. Logo na seqüência, também do clássico Back In Black (1980), veio “Shoot To Thrill”.

O AC/DC, assim como Ramones e Motorhead, toca exatamente da mesma forma com que iniciou a carreira. Músicas recentes como “War Machine” não decepcionam e poderiam muito bem estar em discos da década de 70 ou 80. No entanto, “Dog Eat Dog”, do poderoso Let There Be Rock (1977) e, principalmente, a contagiante “You Shook Me All Night Long”, botaram ainda mais lenha na fornalha causada pelo quinteto. O estopim da locomotiva definitivamente estava em alta voltagem.

Agora chegava a vez da “Tríplice Coroa” da noite. Três excelentes canções, originalmente gravadas pelo primeiro vocalista do AC/DC, Bon Scott: “T.N.T.”, “Whole Lotta Rosie”, que foi tocada com uma simpática e imensa boneca inflável sentada em cima do trem e “Let There Be Rock”, com direito a um grande solo de guitarra para qualquer um ficar de boca aberta - enquanto Angus Young tocava e era levantado por uma plataforma colocada no final da passarela central no meio da pista, uma linda chuva de papel picado quase fez sumir o carismático guitarrista.

Brian Johnson se despediu, mas os fãs sabiam que o bis não faltaria. Após poucos minutos, uma nuvem de fumaça vermelha tomou conta do palco e os acordes de “Highway To Hell” anunciavam o retorno demoníaco do grupo. Para a tristeza dos presentes, os canhões da lendária “For Those About To Rock (We Salute You)” já estavam em cena e simulavam tiros no refrão. O Morumbi parecia ter fôlego para mais, entretanto, passava-se duas horas de espetáculo movido pelo mais puro Rock’n’Roll. Para encerrar de vez, uma bonita queima de fogos cercou os quatro cantos do estádio.

Após 13 anos de amarga espera, pela terceira vez os brasileiros foram presenteados com mais um show do AC/DC, talvez o último da carreira. É verdade que os caras estão com três datas marcadas na Argentina e isso dói no cotovelo verde e amarelo. No entanto, depois de mais uma vez a Ticketmaster obrigar os fãs a praticamente se digladiarem por um simples ingresso, que não é nada barato para as condições econômicas do país, os quase 70 mil apaixonados saíram felizes e com a certeza de que assistiram a um dos espetáculos mais surpreendentes da história. Quem esteve no Morumbi teve a oportunidade de sentir o verdadeiro espírito do Rock’n’Roll. AC/DC, WE SALUTE YOU!!!

Set List – AC/DC / Morumbi – São Paulo

Rock N' Roll Train
Hell Ain't A Bad Place To Be
Back In Black
Big Jack
Dirty Deeds Done Dirt Cheap
Shot Down In Flames
Thunderstruck
Black Ice
The Jack
Hells Bells
Shoot To Thrill
War Machine
Dog Eat Dog
You Shook Me All Night Long
T.N.T.
Whole Lotta Rosie
Let There Be Rock

BIS:
Highway To Hell
For Those About To Rock (We Salute You)

Texto - Bruno Gazolla
Foto - M. Rossi

4 comentários:

  1. Lendo assim até me deu vontade de virar roqueiro...rs.

    Ótimom texto, descontraído e com detalhes na medida certa.

    Abraços!!!

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  2. Cara, seus textos estão cada vez melhores... vou baixar uns AC/DC pra ouvir... 2009, duas indicacoes...
    FNM e AC/DC... juro que vou procurar!!!

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  3. Valeu, cara!

    Duas grandes bandas!

    Não perca mais tempo e corra atrás o quanto antes!


    abraço,

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