sábado, 9 de maio de 2009

Aos verdadeiros amigos

Nessas loucas andanças dentro de um transporte público maldito e abarrotado, sempre morrendo de sono por conta da habitual intranqüilidade adquirida na noite anterior, estive refletindo...

Constantemente penso em como perdi o contato com as pessoas que me viram crescer e, conseqüentemente, cresceram junto comigo. Além de, é claro, não falar mais com grandes amigos que, há alguns meses ou anos, faziam parte da minha vida diariamente. A cruel realidade é que perdemos 100% do contato e parte da amizade que construímos ao longo dos tempos...

Será que é necessário? Será que a busca incessante pelo famoso “ser alguém” vale tanto a pena a ponto de esquecermos nossas próprias raízes? Em nome de uma carreira bem sucedida destruímos o que de melhor temos a oferecer à humanidade...

Fomos engolidos pelo estresse do dia a dia louco dessa metrópole que não pára um segundo. Essa Selva de Pedras dominou a minha e a sua vida e, como se não bastasse, anulou nossa própria existência social... Quantas vezes, na última semana, você parou para conversar com alguém que realmente faça ou fez diferença no seu modo de viver e de encarar o mundo?

Pois é, caro amigo, também não sei onde deixei a minha própria identidade e não entendo como fomos chegar a esse nível - só sei que quando me dei por conta já era tarde demais. Espero que todo esse sacrifício valha cada gota de sangue derramado; só espero que essa luta não acabe antes que eu ou você não agüentemos mais; espero um dia poder sentar ao seu lado e olhar nossos filhos brincando como brincávamos – lembra quando ouvíamos som na porta da minha casa? Lembra quando organizávamos aquelas festas doidas? Que saudade...

Hoje, realmente odeio acordar cedo todos os dias e olhar a face de um milhão de pessoas que não me dizem absolutamente nada! Mais parece um monte de corpos que apenas andam, sem vida e sem o que acrescentar. Nessa patética rotina, a todo instante, deparo-me com humanos que possuem o mesmo carisma de uma parede pixada com inúmeros palavrões. Por que vocês não dão valor às outras pessoas?

É por essas e outras que sinto uma imensa falta dos meus poucos e verdadeiros amigos... onde vocês estão?


Vamos sofrer!
Ser racional é ter um ego enorme, progresso significa tecnologia
Se estamos no auge dos tempos, por que tanta angústia?
Mantenha o seu orgulho e vamos cantar, já estamos condenados e pra que se preocupar?
Pois nossa atitude é biodegradável, a história não poupará em nos condenar

17 comentários:

  1. este é o mundo futil em que vivemos...
    tudo o que tem algum tipo de valor é morto. Morto pelas próprias pessoas.

    mas alguma coisa vai valer a pena no fim das contas...hehehe

    ResponderExcluir
  2. ae irmão,
    como vc sempre se expressou muito melhor q eu, vc disse tudo aquilo q eu sinto entalado...toda a angústia dessa rotina filha da puta q vivemos...pra onde isso irá nos levar??...saudade daqueles tempos. Ao mesmo tempo orgulho de saber q vc será sempre aquele mano doido por rock, q dá valor à coisas simples mas, necessárias em uma verdadeira amizade.
    é nóis!!vc tá ligado!!
    saudade...
    abraço do japa

    ResponderExcluir
  3. Porra, japa!

    Valeu mesmo, irmãozão!

    Você também tá ligado que pode contar sempre comigo... saudades dos velhos tempos...

    abraço,

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, Bruno. Venho pensando muito sobre algumas coisas que você levantou nesse post.
    Perdi minha melhor amiga exatamente por essa "falta de contato". Sabe aquela pessoa que sempre esteve ao seu lado para todos os momentos desde que você se conhece por gente? Pois é! Hoje, nem nos nossos aniversários nos falamos. Não posso te dizer que sei o que aconteceu, pois a desculpa é sempre a mesma: excesso de trabalho e falta de tempo, mas a verdade é que sempre temos tempo para aqueles que realmente amamos.
    Será que o que nos afasta é realmente a vida corrida que levamos ou o mundo de hoje torna tudo tão descartável e avesso a diferenças que até as amizades mais duradouras estão condenadas a acabar um dia?
    O mais triste pra mim, é saber que pessoas que poderiam fazer parte da minha vida inteira acabam sendo apenas figurantes do meu presente em uma página fútil de orkut que insiste em chamar todo mundo que está lá de "amigo".
    Beijo

    Paula Febbe

    ResponderExcluir
  5. Acredito que, assim como toda a massa amorfa, também perdi amigos de verdade com o passar dos anos...

    Mas fico feliz só por saber que em minha vida algumas pessoas fizeram a diferença, mesmo que o tempo tenha destruído qualquer rastro de amizade que possa ter existido.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. é brunão, meu grande amigo, um dos poucos amigos que tive...
    esse texto dói de tanta sinceridade...
    Por quÊ tanta angústia? Talvez porque não valorizamos aqueles momentos do nosso passado... Quando fazíamos coisas "idiotas", estávamos sendo felizes, isso sim.
    Muio obrigado por me fazer ler esse texto.
    NEWTON

    ResponderExcluir
  7. Todas as pessoas que passaram por sua vida tiveram uma função importante para que você seja quem você hoje, talvez elas se afataram porque já fizeram o que tinham que fazer ou como se sua missão já estivesse cumprida....

    Bom não sei ao certo eu tenho uma máxima que eu gosto bastante "Vivo um acorde de cada vez" ou seja eu curto intensamente cada momento para que um dia eu possa parar e lembrar dos bons momentos!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o desabafo!
    Pois é, "The world is a vampire". É triste constatar que essa correria do dia-a-dia leva muitas pessoas a abandonar o que há de mais humano e verdadeiro em suas vidas: suas raízes, sua identidade...As pessoas estão se tornando vazias e nem se dão conta disso!
    Esse texto é um retrato fiel de suas(nossas!) angústias, parabéns por conseguir se expressar tão bem!

    ResponderExcluir
  10. O lance de se afastar não é só culpa da modernidade e carreira bem sucedida e etc e tal. Não precisamos nos afastar de quem gostamos, uma hora as coisas mudam pq crescemos, mas nós mesmos podemos evitar de nos afastar e podemos muito bem reviver velhos tempos.
    Ok ... divã da Priscila fica por aqui. haha. ¬¬

    ResponderExcluir
  11. Pois é, mas os poucos e verdadeiros amigos, mesmo que fique meses sem falar com eles, eles entendem a ausência, e não irão questiná-la, e estão sempre lá, pro que der e vier!! Pelos menos comigo sempre foi assim...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pessoas,

    Só para esclarecer...

    O objetivo desse post não foi agredir ninguém ou dizer que não tenho mais "amigos de verdade".

    Na real, o que eu quis dizer, foi que sinto saudade dos meus bons e velhos Amigos; que por culpa dessa vida caótica que levamos nessa metrópole que nos engole cada vez mais, muitos sentimentos foram deixados para trás.

    Acredito que nos perdemos na própria essência e isso faz um mal imenso para quem se importa com as pessoas que viveram juntas por toda a infância e a adoslescência...

    Espero que compreendam... minha crítica foi ao modo de vida que levamos, não aos meus verdadeiros amigos que, como já foi citado, esses nunca vão embora!

    abraços e obrigado por todos os comentários até o momento!!!

    ResponderExcluir
  14. Me deu uma certa angústia ao ler o seu post... Porque é exatamente o que eu tenho pensado nesses ultimos 3 meses. Até que ponto vale a pena manter essas amizades frias por algo que a gente nem sabe onde vai dar. Eu sinto tanta falta dos meus poucos amigos... de certa forma a gente até se fala (daquele jeito que vc sabe bem), mas sinto falta daquele contato direto , de saber exatamente como está a vida deles, e eles saberem da minha... de poder ligar durante o dia, pra contar uma coisa engraçada... A verdade é que essa correria, e essa "escolha" por uma "vida melhor" tem me feito sentir muito sozinha.... e vazia...
    Você expressou muito bem o sentimento da maioria dos seus amigos aqui.
    Sinto, inclusive, a sua falta... alguém que estava presente no dia a dia e fazia um bem enorme...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. É uma pena perder coisas que gostamos para as obrigações do mundo. É por isso que, numa atitude desistente, fico com aquela sensação de "ok computer".
    p.s.: visite meu blog.

    ResponderExcluir
  16. Mano, a cada vez que leio um texto seu, me orgulho pra caralho de vc.

    Disse tudo e mais um pouco. Porem, as verdadeiras amizades nao se perdem. Acredite nisso. Infelizmente no momento nosso cotidiano esta nos fodendo. Mas em breve, teremos uma vida mais tranquila e poderemos curtir mais a compania de nossos amigos e familias.

    Faça logo o que tem que ser feito, pra que em um futuro breve, voce possa fazer o que gostaria de estar fazendo agora.

    Abraço!

    SANTOS FDPPPPP!!

    ResponderExcluir